Subscribe Twitter Facebook

quinta-feira, 6 de maio de 2010

06 de Maio - Dia Nacional da Matemática

Hoje, é comemorado o dia nacional da matemática. O dia 6 de maio foi escolhido como homenagem ao professor Julio César de Mello e Souza, popularmente conhecido por seu pseudônimo - Malba Tahan, pois este foi o dia de seu nascimento.
Este dia é previsto por uma lei aprovada em 2004, proposta pela deputada professora Raquel Teixeira.
Nós do Clave de Pi aproveitamos esta data tão especial para fazer esta pequena homenagem a matemática, pois como disse Platão, "os números governam o mundo". Contudo, devemos ter em mente que estes estão presentes em todos os lugares todo o tempo, mesmo que não seja automaticamente perceptível.
Há matemática em tudo, desde os impulsos eletromagnéticos presentes no seu cérebro, permitindo assim que você leia este post, até no bater ritmado de seu coração. E confessemos que a matemática é tão incrível que também faz o coração mudar o ritmo, o andamento, o compasso.
E  por que não aproveitar, e a partir deste dia, procurarmos quebrar os tabus que cercam a matemática? Incentivemos as pessoas a gostarem dessa ciência tão bela. Mostremos que a matemática não é um "bicho de sete cabeças", e sim algo que merece todo o respeito, atenção e carinho é claro! Pois, se chegamos até aqui, foi em grande parte graças a ela! E, vocês que lecionam as ciências matemáticas, cativem os estudantes a desenvolver apreço por elas! Formemos mais matemáticos, e não esqueçamos pois que "a matemática é a mãe de todas as ciências".

0 comentários: