Subscribe Twitter Facebook

segunda-feira, 10 de maio de 2010

Matemática, Física e o dia-a-dia

Muitos alunos perguntam-se, por que estudar matemática, física? Para que isso serve? É lógico que se você está lendo esse post, é por que pelo menos acha a matemática e a física algo, digamos, interessante. Porém, certamente você conhece pessoas que não gostam dessas ciências. Por isso, resolvemos citar alguns exemplos da física e da matemática que vemos em nosso dia-a-dia.
Logo que acordamos, temos o nosso primeiro contato com a matemática. Quando estamos abrindo os nossos olhos, prontos para o começo de um novo dia olhamos para um RELÓGIO. O relógio é uma das primeiras invenções da humanidade, e consiste em padronizar o tempo, e dividi-lo de forma exata. Algo que somente com a ajuda da matemática podemos compreender.
Quando vemos o noticiário, ficamos atentos à temperatura que terá o dia. E isso foi graças aos físicos e matemáticos, que trabalharam para poder padronizar a temperatura, e com isso nós podermos entender se faz frio, calor, e por que isso tudo acontece. As escalas foram um grande marco para as ciências experimentais.
Chegamos do trabalho e da escola. Estamos cansadíssimos. Você aluno(a) que teve de aturar aquele professor de literatura, ou você engenheiro que teve que lidar com um cliente enjoado. Vários motivos deixam-nos cansados e fatigados ao final do dia. E muitos de nós “descansamos” em frente à uma televisão ou a um computador. E, vocês que odeiam a matemática têm que dar graças a Deus pelo cidadão que inventou os monitores. O que muita gente não sabe, é que tanto a televisão quanto a tela do computador, são imensas matrizes (que você vê no ensino médio) e que nos proporcionam divertimento e nos fascinam.
O fato é que, a matemática é de muita importância para a nossa vida. Portanto, se você conhece alguma pessoa que tem aversão à ela, indique o nosso blog.
Obrigado!
Jhonatas Alfradique (editor)

0 comentários: