Subscribe Twitter Facebook

quarta-feira, 26 de maio de 2010

Brasileiro eleito para Academia Alemã de Ciências


O matemático Jacob Palis, presidente da Academia Brasileira de Ciências (ABC), integra o grupo de 1.300 membros da entidade.

Academia Alemã de Ciências Leopoldina, localizada em Halle, elegeu o presidente da ABC, Jacob Palis, para fazer parte de seu quadro de membros, formado por em torno de 1300 pesquisadores distribuídos em 28 seções, dos quais 75% são de países de língua alemã (Alemanha, Áustria e Suíça) e 25% de outros países do mundo.
Fundada em 1652, ela é a mais antiga academia do mundo envolvida com as Ciências Naturais. Desde 2008, a Academia Leopoldina tornou-se a Academia Alemã de Ciências. Os cientistas são eleitos membros de acordo com a estrutura de seções original da Academia Leopoldina, em função de sua excelência acadêmica.
Como academia nacional, a entidade atua como consultora do Governo, do Parlamento e da sociedade com relação a assuntos científicos de relevância social e política. Representa os cientistas alemães e mantém relações com instituições científicas não só da Europa mas de todo o mundo, através de programas de cooperação internacional.
A Academia Alemã Leopoldina apoia o treinamento de jovens cientistas e promove conferências e assembléias bianuais, assim como palestras mensais e seminários de história da Ciência. Atua no Conselho Consultivo das Academias Européias de Ciências (EASAC, na sigla em inglês), na Federação das Academias Européias de Medicina (FEAM, na sigla em inglês), do Painel Médico InterAcademias (IAMP, na sigla em inglês), da All European Academies (ALLEA) e do grupo de Academias de Ciências do G8.
Palis declarou-se muito honrado com o convite para fazer parte da Academia Alemã de Ciências Leopoldina, instituição que reúne os mais destacados cientistas de todo o mundo.

(Informações do Portal da ABC)

1 comentários:

Patati tralala disse...

Amei seu blog sou professora tenho 28 anos casada e mãe.Tenho um blog e gostaria de fazer parcerias com vocês.Venha me visitar será ótimo.

www.patatitralala.blogspot.com

Grande abraço

Danubia Rocha