Subscribe Twitter Facebook

sábado, 14 de novembro de 2009

Johann Friederich Carl Gauss


Gauss nasceu em Brunswick, Alemanha. De família humilde, mas com o incentivo de sua mãe obteve brilhantismo em sua carreira. Estudando em sua cidade natal, certo dia quando o professor mandou que os alunos somassem os número de 1 a 100, imediatamente Gauss achou a resposta - 5050 - aparentemente sem cálculos. Supõe-se que já aí houvesse descoberto a fórmula de uma soma de uma progressão aritimética.

Foi para Gottingen sempre contando com o auxílio financeiro do Duque de Brunswick, decidindo-se pela matemática em 30 de março de 1796, quando foi o primeiro a construir um poligono regular de dezessete lados somente com o auxílio de uma régua e um compasso. Gauss doutorou-se em 1798, na Universidade de Helmstadt e sua tese foi a demonstração do "Teorema Fundamental da Álgebra", provando que toda equação polinomial f(x)=0 tem pelo menos uma raiz real ou imaginária e para isso baseou-se em considerações geométricas. Deve-se a ele a representação gráfica dos número complexos pensando nas partes real e imaginária como cordenadas de um plano. Seu livro "Disquisitiones Arithmeticae" (Pesquisas Aritméticas) é o principal responsável pelo desenvolvimento e anotações da Teoria dos Números, nele apresentando a notação b=c (mod a), para a relação de congruência, que é uma relação de equivalência. Ainda nesta obra Gauss apresenta a Lei da Reciprocidade Quadrática, classificada por ele como "A Jóia da Matemática" e demostrando o teorema segundo o qual todo inteiro positivo pode ser representado de uma só maneira como produto de primos.

Descreveu uma vez a metemática como sendo a rainha das Ciências e a Aritmética como a rainha da matemática. No começo do séc. XIX abandonou a aritmética para dedicar-se a astronomia, criando um método para acompanhar a órbita dos satélites, usado até hoje, e isto lhe proporcionou em 1807, o cargo de diretor do obrservatório de Gottingen, onde passou 40 anos.

Suas pesquisas matemáticas continuaram em teoria das Funções e Geometria aplicada à teoria de Newton. Em Geodésia inventou o helítropo, aparelho que emite sinais por meio de luz refletida e em Eletromagnetismo inventou o magnetômetro bifiliar e o telégrafo elétrico. Sua única ambição era o progresso da matemática. Objetivo pelo qual lutou até o momento que se conscientizou do fim por sofrer de dilatação cardíaca. Gauss morreu aos 78 anos e é considerado o príncipe da matemática.

0 comentários: