Subscribe Twitter Facebook

sábado, 20 de fevereiro de 2010

Desafio - Envolvendo Geometria

Sejam dois círculos de raios R e r tangentes no ponto A, e ambas tangente ao quadrado, conforme a figura abaixo. Se o lado do quadrado mede 1 cm, então r é igual a:


Boa Sorte!

Envie a resolução para: clavedepi@gmail.com.
Quem conseguir resolver primeiro terá a sua foto exposta aqui no blog!

5 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

descubra R da seguinte forma, 2R= lado do quadrado...logo R=1/2.Agora basta ligar os 2 raios no ponto A, originando uma reta de comprimento R+r...traçe uma reta R vertical(do centro da circunferencia maior até o lado do quadrado) e traçe uma reta ligada no centro da circunferencia menor à esta reta reta traçada R...fazendo dessas duas retas, ortogonais entre si...através de uma análise dos raios achamos um triângulo retângulo isósceles de catetos (R-r) e hipotenusa (R+r)...para facilitar, ao invés de usar de usar pitágoras, utilize relação de seno ou cos ..após um desenvolvimento na algebra, acho que a resposta seria 3-2xraiz de 2/2...se n for a resposta, pelo - eu tentei xD, um abraço.

Clave de Pi disse...

Muito bom Pietro. Está certo. Boa sua visão! Parabéns! Mantenha-se assim. Pois, como disse Einstein: "A criatividade é mais importante que a inteligência."

Unknown disse...

a vlw xD...parabéns a vocês pelo blog, mt bom mesmo. Abraços

Clave de Pi disse...

Obrigado Pietro! Ajude-nos a divulgar este blog! Ficaremos muito gratos!
Um grande abraço!