Subscribe Twitter Facebook

sexta-feira, 21 de janeiro de 2011

Escher - Um artista Singular

Maurits Cornelis Escher nasceu em 1898, em Leeuwaden, sendo o filho mais novo do Engenheiro hidráulico G.A.Escher.

Aos 13 anos, Escher ingressou numa escola secundária em Arheim. Foi considerado um péssimo aluno e sendo reprovado duas vezes pelos professores. Em 1919, Escher foi para Haalem, com intuito de estudar na Escola de Arquitetura e Artes Decorativas sob orientação do arquiteto Vorrick, porém o seu estudo de arquitura não durou muito tempo. Samuel Jesserun de Mesquita, um professor que ensinava técnicas de gravura artística, verificou o talento do aluno e convenceu com que ele mudasse para o curso de Artes Decorativas, Mesquita tornou-se o professor principal de Escher durante os primeiros anos.

Até princípios de 1944, quando Mesquita, juntamente com sua mulher e o filho, foi preso e assassinado pelos alemães nos campos de concentração, Escher manteve-se em contato com seu professor.

 
 
Durante a sua estadia na Itália, no peíodo de 1922 a 1935, Escher desenvolveu suas primeiras xilogravuras das paisagens pitorescas da Itália. Casou-se com a jovem Jetta Umiker durante uma das viagens para sul da Itália, com quem teve três filhos. Em 1935, o clima político na Itália tornou-se impossível para Escher, desinteressado em questões políticos, mudaram-se para Chateaux-d'Oex, na Suíça. A estadia nesse lugar foi de apenas dois anos.

Em 1937, a família mudou-se para Ukkel, na Bélgica. Quando a guerra começou, tornou-se psicologicamente difícil viver na Bélgica para alguém de origem holandesa, pois muitos belgas tentaram fugir para o sul da França e entre os que ficavam crescia um surdo ressentimento contra os estrangeiroa que desgastavam os já decrescentes provisões alimentícios. Em janeiro de 1941, Escher mudou-se para Beern, na Holanda. Foi lá onde o artista teve o sossego de desenvolver seus trabalhos mais ricos da sua carreira artística. Em 1962 submeteu a uma grave operação por causa de uma doença, daí em diante produziu poucas obras. Em 1970, mudou-se para a Casa-de-Rosa-Spier em Laren, uma casa onde os artistas idosos podiam ter os seus próprios estúdios e serem cuidados, ali faleceu em 27 de março de 1972. 
Fonte: http://www.bancodedadosvisual.hpg.ig.com.br
-------------------------------------------------------
Escher não era matemático propriamente dito, mas suas obras fazem-os refletir nas belezas da geometria e na criatividade do ser humano. 
Hoje, pude ir e comteplar várias obras deste grande artista. Junto com o nosso colaborador, o professor Vladimir, fomos ao Centro Cultural Banco do Brasil, onde está acontecendo uma exposição intitulada "O Mundo Mágico de Escher". Além de nos divertimos, ficamos maravilhados com os trabalhos da vida desse artista. Vale a pena conferir. Se você tiver tempo, creio que será compensador. A entrada é franca, e além da exposição de Escher, tem várias outras exposições no CCBB. Visitamos o museu do dinheiro também, o qual mostra todas as moedas que já existiram no Brasil, e de vários outros países.
Mais informações sobre a exposição Clique Aqui.

Algumas imagens deste grande artista:

A água está subindo ou descendo? ( No desenho acima). Descubra indo a exposição.

2 comentários:

Francisco Valdir disse...

Olá, jonas!
Fico imaginando... o que o Escher faria nos dias de hoje, manipulando computadores gráficos com todo esse poder e facilidades, que os artístas gráficos nos dias de hoje podem dispor. Em outubro próximo passado, eu participei de um mini curso na 22ª Semana de Matemática da UFRN, intitulado: "Isometrias" ministrado pela Dra. Gabriela Lucheze da UFV em MG, onde as obras de Escher foram utilizadas no mini curso. Foi muito legal!
Um abraço!!!!!

Clave de Pi disse...

Pois é Francisco,

Realmente a criatividade e o talento dele eram no mínimo invejáveis. Com certeza se ele estivesse vivo, e com a tecnologia atual, seria um grande revolucionário no mundo da arte. Quando vi as obras dele lá no CCBB, realmente fiquei impressionado.

Que nasçam mais Escher. O mundo precisa de artistas como ele.

abraço - JHONATAS - Clave de Pi