Subscribe Twitter Facebook

quinta-feira, 31 de março de 2011

O verdadeiro formato da Terra


Uma pequena animação (que pode ser vista no vídeo abaixo) produzida pela equipe responsável pelo satélite Goce, da Agência espacial Européia, mostra como a força da gracidade varia na superfície do nosso planeta.



Foram 12 meses de coletas de dados, com os quais foram possíveis realizar o processamento da imagem. São as imagens mais bem elaboradas deste assunto.

Na animação, é possível entender por que a força gravitacional é diferente em diversos pontos do planeta.

Segundo os cientistas, os dados coletados estão modificando a nossa compreensão da gravidade e como ela está diretamente ligada a importantes processos naturais na Terra.

Através desta simulação, é possível ter uma visão mais clara dos movimentos do oceano e também a distribuição do calor pela superfície terrestre.

Pesquisadores de terremotos também utilizam os dados deste satélite. Os últimos grandes terremotos que acontenteceram como no Japão, podem ser analisados em três dimensões para estudar o que aconteceu naquele momento.

“Mesmo que os terremotos tenham sido resultado de grandes movimentos na Terra, na altitude do satélite os sinais eram muito pequenos. Mesmo assim, é possível vê-los nos dados”, Johannes bouman, pesquisador do Centro de Pesquisa Geodésico da Alemanha.

Mais uma contriubuição da tecnologia para o estudo de fenômenos ainda não tão compreensivos pelo homem.

Se você quiser mais informações sobre o satélite; visite o site da ESA:


Clave de Pi - O conhecimento é a harmonia da vida.


0 comentários: