Subscribe Twitter Facebook

quarta-feira, 15 de setembro de 2010

Incríveis passatempos matemáticos - Ian Stewart

“O presente ideal para quem é viciado em jogos como Sudoku e começa a se perguntar o que está por trás disso.”
Spectator

Qual a área de um ovo de avestruz? Por que não conseguimos pentear uma bola cabeluda? Por que os gatos sempre conseguem cair de pé? Em Incríveis passatempos matemáticos, o professor Ian Stewart oferece aos leitores curiosidades divertidas – e às vezes um tanto excêntricas – sobre a matemática, com uma grande dose de desafios, jogos, charadas e histórias tirados de sua coleção particular. São descobertas e mistérios inesperados e inteligentes que não se ensinam na escola. Stewart entremeia os desafios com incursões pelo pensamento matemático antigo e moderno, anedotas sobre cientistas e perguntas sobre os grandes problemas matemáticos do presente, do passado e do futuro. Em meio a uma enorme variedade de fatos obscuros e impressionantes, aprende-se como a matéria entra em equilíbrio com a antimatéria, os segredos do debate acerca do aquecimento global, como virar uma garrafa do avesso e quem inventou o sinal de igual. 
Essa coletânea de pérolas matemáticas, repleta de figuras explicativas, mostra de forma fascinante a relação que essa ciência tem com nossa vida e nosso Universo. A mais nova diversão produzida por Ian Stewart é capaz de esclarecer, distrair e abrir horizontes – tanto para os mais habituados com o assunto quanto para os novatos.

IAN STEWART é um dos mais famosos matemáticos contemporâneos, aclamado por difundir essa disciplina e torná-la acessível. Professor emérito da Universidade de Warwick, Inglaterra, é conhecido no mundo todo pela coluna que assina mensalmente na  Scientific American e por seus artigos nas revistas Nature e New Scientist, além de ser consultor de matemática da Enciclopédia Britânica. É autor de inúmeros livros, com destaque para  Será que Deus joga dados?, Mania de matemática  (vols.1 e 2) e  Almanaque das curiosidades  matemáticas, publicados no Brasil pela Zahar com enorme sucesso.


356pp | R$39,90
Ilustrado
Revisão técnica: Samuel Jurkiewicz
Coppe-UFRJ
Tradução:Diego Alfaro

2 comentários:

Daianne disse...

Muito legal!!!!
Eu quero!!!! *.*

Anônimo disse...

Onde eu acho pra iPad?