Subscribe Twitter Facebook

sexta-feira, 2 de abril de 2010

Kepler pode detectar objetos indescritíveis na Nuvem de Oort

Nave espacial explora reservatório de cometas até então nunca observado diretamente

por John Matson 
NASA/Kepler Mission/Wendy Stenzel
Kepler mantém vigilância constante em mais de 100 mil estrelas por mais de três anos
 
A missão da sonda Kepler é simples: observar uma grande mancha de estrelas, mesmo que apenas superficialmente, de forma sistemática. A ideia é que um planeta passe na frente de uma estrela para revelar-se a Kepler, apagando uma fração da luz da estrela. Esse método já deu resultados: permitiu avistar cinco planetas nas primeiras semanas após o seu lançamento em 2009 e dezenas de outros foram detectadas ao longo da última década, com essa e outras espaçonaves.

Mas o que difere Kepler de outras sondas é sua capacidade única de reconhecer planetas semelhantes à Terra – pequenos mundos em órbitas terrestres de clima temperado que permitem existência de água em estado líquido.

Segundo novo estudo, com essa capacidade, Kepler consegue identificar objetos na Nuvem de Oort – um massivo mar de cometas, que se acredita avançar os limites do sistema solar, embora nunca tenham sido observados diretamente. O astrônomo holandês Jan Oort previu a existência dessa nuvem em 1950, como uma maneira de explicar a origem dos cometas que penetram no interior do sistema solar. Existe a hipótese de alguns objetos distantes conhecidos pertencerem à orla mais interna da nuvem, mas a sua verdadeira procedência permanece ainda desconhecida.

No dia 1 de março no Astrophysical Journal Lattters, os astrofísicos Eran Ofek, do California Institute of Technology e Ehud Nakar, da Tel Aviv University, disseram que Kepler pôde observar mais de 100 eclipses de objetos de sua estrela-alvo na Nuvem de Oort durante três anos e meio em sua missão de busca por exoplanetas. Se Kepler puder detectar eclipses suficientes, Ofek e Nakar propõem a utilização dos dados para restringir observações sobre localização e distribuição da Nuvem de Oort.

Essa não seria a primeira vez que um telescópio espacial seria utilizado para procurar objetos tão distantes no sistema solar. Em dezembro, Ofek e seus colegas encontraram nos arquivos dos dados do telescópio espacial Hubble um eclipse causado por um objeto no cinturão de Kuiper, perto do campo de detritos gelados onde Plutão reside.

Um estudo de 2004 sugeriu que Kepler poderia detectar objetos do cinturão de Kuiper, embora Ofek diga que seus cálculos e de Nakar indicam que isso não irá ocorrer. A linha de visão da espaçonave, em um ângulo bem mais elevado do que o plano orbital dos planetas no sistema solar, tornando mais provável detectar objetos na esférica Nuvem de Oort do que no cinturão de Kuiper, que é mais plano.

Todos os direitos reservados a Scientific American Brasil.

0 comentários: