Subscribe Twitter Facebook

quinta-feira, 31 de março de 2011

Drum Battle - A batalha dos bateristas

Olá Pessoal!

Esse é um projeto bem interessante de um de nossos parceiros, o site sombatera.com:


Um tópico criado em uma comunidade do orkut por Omar Esper, com o objetivo de interação entre os bateristas, sem competição ou qualquer outra coisa do gênero, mas para nos aproximar-mos e mostrar nossos vídeos para as outras pessoas.


Participe da comunidade do Drum Battle ®


Essa comunidade foi criada para podermos escolher a música que iremos gravar, conversar sobre os vídeos e saber as datas certas para postarmos os vídeos.

Lembre-se, isso não é uma competição.

O Clave de Pi apóia esta idéia.

O verdadeiro formato da Terra


Uma pequena animação (que pode ser vista no vídeo abaixo) produzida pela equipe responsável pelo satélite Goce, da Agência espacial Européia, mostra como a força da gracidade varia na superfície do nosso planeta.


segunda-feira, 28 de março de 2011

Assista a aulas de uma das melhores universidades do mundo

A MIT (Instituto de Tecnologia de Massachusetts) disponibilizou mais de 800 vídeo-aulas. Cursos como arte, economia, engenharia entre vários outros. E tudo isso gratuitamente. Isso mesmo! É só entrar no site e começar a se sentir um aluno da MIT.

Abaixo segue o link das aulas:

http://mitworld.mit.edu/
Divulgue!

Observação: As aulas são em inglês.

Clave de Pi.

sexta-feira, 25 de março de 2011

"Nossa Pequena Harvard"

A revista Veja publicou um ótimo artigo sobre o IMPA - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada. O artigo mostra a importância desta instituição a nivel mundial, o que é muito interessante. Sempre soube que o IMPA é de extrema importância e que é um centro referência mundial, mas nunca imaginei que chegasse a tais proporções. Esta instituição é a primeira do mundo na média anual de artigos publicados por pesquisador, na frente de instituições como Harvard e Imperial College. E é a terceira em impacto de artigos publicados.

Em todas as últimas pesquisas divulgadas sobre educação, é perceptível que o Brasil não é nenhum parâmetro de qualidade. Foi divulgado pelo THE - World Universities Rankings um ranking com as cem  universidades mais importantes do mundo, e adivinhem, o Brasil não possui nenhuma universidade dentre estas.
Talvez estejam se perguntando sobre o IMPA. Bem, esta instituição não é incluída porque se dedica exclusivamente à matemática e não possui cursos de graduação. Oferece apenas mestrado, doutorado e pós-doc.
Me sinto orgulhoso, como brasileiro e como amante da ciência, por ter uma instituição do mais alto nível como essa em nosso país. Quem sabe daqui a pouco não vemos um artigo numa revista americana sobre Harvard com o título: Our Little IMPA (Nosso Pequeno IMPA)?

Gostariamos de parabenizar aos estudantes, pesquisadores e administradores do IMPA pelo excelente trabalho.
Sugerimos a leitura do artigo da revista Veja na integra: Nossa Pequena Harvard

domingo, 20 de março de 2011

Novo record mundial de resolução - foto de 26 gigapixels

Uma foto de 26 gigapíxels, novo recorde mundial de resolução.
Primeiro deve-se deixar carregar a foto da paisagem e, depois, clicar nas fotos pequenas.
Brinque com o mouse depois que a foto grande estiver completa.

http://www.dresden-26-gigapixels.com/dresden26GP

Achamos muito interessante!
Esperamos que gostem.

Equipe Clave de Pi

segunda-feira, 14 de março de 2011

O Som do Pi

Em homenagem ao Dia do Pi, estamos postando uma interpretação musical, feita por Michael John Blake, deste número irracional.



Para quem quiser saber um pouco mais sobre o Dia do Pi
- http://en.wikipedia.org/wiki/Pi_Day

Feliz dia do Pi!

domingo, 13 de março de 2011

União dos Blogs de Matemática


A Equipe Clave de Pi tem o orgulho de informar que fomos contemplados pela UBM - União dos Blogs de Matemática. A baixo segue uma pequena descrição desta entidade:

"Esta página funcionará como um espaço para divulgar e agregar todos os blogs de matemática do país, mas estará de portas abertas para os blogs estrangeiros que tratam desta maravilhosa ciência.

Sabemos que a matemática é fundamental para o desenvolvimento do pensamento lógico, que auxilia no processo de construção do conhecimento e desenvolve a autonomia do raciocínio e da criação de soluções das mais variadas situações problema. Neste contexto, esperamos que o uso da internet crie situações favoráveis à aprendizagem dos conceitos, auxiliando neste aprendizado contínuo da matemática." 

Possui um blog sobre matemática ou física? Filie-se também: União dos Blogs de Matemática