Subscribe Twitter Facebook

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Somos vácuo

[Conteúdo Sob Revisão]

4 comentários:

Ernesto von Ruckert disse...

O espaço entre o núcleo e a eletrosfera não é vazio, mas preenchido pelo campo elétrico do núcleo. Os campos, como a radiação, não são matéria, mas são reais. Possuem atributos físicos, como extensão, intensidade, orientação, energia. Não existe espaço vazio no Universo. Todo o espaço existente é preenchido por campo, radiação ou matéria. Vácuo é só a ausência de matéria, mas não de campo e radiação. Podemos dizer que nosso volume é preenchido, principalmente, pelo campo elétrico interno dos átomos. Ele não se manifesta exteriormente porque a carga dos elétrons periféricos anula a dos prótons nucleares. Mas a pequenas distâncias é ele que promove as ligações químicas e a impenetrabilidade dos corpos, que é macroscópicamente descrita pela força dita "normal". Ela e o atrito são de origem elétrica, proveniente da repulsão entre elétrons periféricos dos átomos que se aproximam muito (contato). Objetos em contato não se tocam, mas chegam muito perto (menos de um átomo de distância). Se encostarem, há reação química e, então, grudam. Podemos dizer que somos feitos principalmente de vácuo, mas não de vazio ou de nada. Nada, aliás, não contém nem espaço vazio.

vieira calado disse...

E a alma?

Que espécie de vácuo é?...

Vácuo de vácuo?

Um abraço

Francisco Valdir disse...

Olá, Jonas!
Vivemos envolvidos por (incontáveis?) campos de energia onde alguns deles são detectados naturalmente por nós ou, só através de sensores. O espaço vazio que nós denominamos "vácuo", como bem explicou o professor Wolf Edler, contém "muita coisa", muita(s) energia(s) com as quais a natureza se ocupa permanentemente, incansalvelmente que é: TRANSFORMAÇÃO!
Um abraço!!!!!

Clave de Pi disse...

Olá pessoal.. Desculpe a demora, pois tive problemas no computador. Bem, pois é.. acho que me empolguei no post, vou refazê-lo. Meus conheciimentos em física são limitados, por isso o equívoco. Mas, agradeço a compreensão e o comentário de vocês. E desculpem pelos erros. Em brve novo post. E quanto a alma.. bem, não existe nenhum experimento capaz de mostrar onde ela fica. Eu acredito que exista, mas, não tenho idéia de onde fica. Obrigado Professor Wolf pela pequena aula.. acho que nunca vou me esquecer dessa explicação.

grande Abraço a todos vocês.