Subscribe Twitter Facebook

quarta-feira, 10 de novembro de 2010

O que molha mais: correr ou andar na chuva?

A primeira reação que se tem quando começa a chover é sair correndo para não se molhar, ou, pelo menos, se molhar o mínimo possível. Mas, dependendo do tipo de chuva, essa pode não ser a melhor opção.
Considerando-se que a quantidade de chuva que cai não se altera, segundo o professor de Física Bassam Ferdinian, se a chuva estiver caindo em sentido perpendicular ao chão, não importa se a pessoa está parada, andando ou caminhando. Ela vai se molhar da mesma forma. Agora, se a chuva estiver caindo de forma inclinada, quando a pessoa corre, ela se molha mais rapidamente.
"Se a pessoa correr, vai receber mais água porque a vazão é o resultado da área multiplicada pela velocidade. Quando se corre, a velocidade relativa aumenta, então, a vazão de água aumenta e a pessoa se molha mais", explicou o professor.

OBS: Se for um temporal muito forte, procurem um abrigo o mais rápido possível.


Fonte: Redação Terra

4 comentários:

Unknown disse...

Eu assisti um episódio sobre isso no "Caçadores de Mitos", no Discovery Channel, e alguns experimentos que eles fizeram mostraram que é verdade que andando molha menos (fizeram uma chuva artificial constante e atravessaram várias vezes andando e correndo, cada vez mediam o peso da roupa...).

Mas esse argumento apresentado na postagem está incompleto: falta considerar que correndo você fica menos tempo na chuva (se fosse o mesmo tempo, então ok, molha menos). Assim, teríamos que fazer uma conta para ver qual é melhor, considerando a diferença de vasão e a diferença de tempo que se está sujeito a tal vasão. Acredito que num caso mais extremo como num temporal, talvez seja melhor correr mesmo.

Além disso, na prática, a gente corre porque a chuva está começando e talvez aumente, então é melhor sair dela o mais rápido possível, hehehehe.

Valeu!

Clave de Pi disse...

OK, obrigado pela observação.

Realmente, num temporal corram!

E o clave de pi não se responsabiliza por nenhuma pessoa que ler essa postagem e andar na chuva e pegar um resfriado! (risos)

Obrigado!

ccm disse...

O negócio é curtir tomar uma boa chuva e lavar a alma!

Anônimo disse...

Estou na chuva, não quero me molhar.
Fico 10 segundos correndo até achar um lugar coberto ou vou caminhando até encontrar o mesmo local coberto.
Correndo é claro. Quanto menos tempo menos chuva!

O problema de divulgar estes estudos é que muita gente apenas aceita as informações, mas não criticam, ficam limitadas àquilo.

Muitos outros fatores estão relacionados, principalmente o tempo que se fica debaixo da chuva.

Portanto, corram, voce provavelmente se molhará menos