Subscribe Twitter Facebook

segunda-feira, 22 de março de 2010

Você sabe a diferença entre deflação e inflação?
As notícias referentes à economia muitas vezes usam a palavra deflação. Para os estudantes, o termo pode gerar dúvidas porque poucas vezes há explicações sobre o seu significado. Deflação é o oposto de inflação, que significa o aumento geral de preços.
Se o índice geral de preços ao consumidor sobe, pode-se dizer que houve inflação no período. Se os preços caem, houve deflação.
O que determina a inflação e a deflação é a média geral de preços e não de um produto isolado. Se apenas o preço do pão francês sobe ou desce durante um período, isso não pode ser chamado de inflação ou deflação. Houve apenas uma redução ou aumento no valor do produto.
Mas, atenção: a deflação só é registrada quando há estabilidade nos preços, o que não significa necessariamente que a economia esteja próspera.
No caso da economia brasileira, a deflação está geralmente relacionada à queda da atividade econômica, que é refletida na perda de poder aquisitivo da população. Para evitar a falência, a queda de preços é a única alternativa encontrada pelas empresas para garantirem a venda de seus estoques.
 
Situação do ensino matemático no Brasil é dramática
* Apenas 23% da população conhece números plenamente, faz cálculos e interpreta mapas, tabelas e gráficos.
* 29% da população do país (ou mais de 52 milhões de pessoas), entre 15 e 64 anos, conseguem ler  números, mas têm muita dificuldade em resolver operações matemáticas simples, identificar proporções ou entender gráficos e tabelas.
* Mais de 3 milhões de brasileiros nessa faixa etária (2% da população) são analfabetos absolutos em matemática. Isso quer dizer que não conseguem ler números simples, como preços em mercados, nem anotar corretamente números de telefone.
* 80% dos entrevistados com até a terceira série do ensino fundamental não ultrapassavam o nível mais básico de domínio dos números, sem saber resolver nenhum tipo de cálculo.
* A matemática no Provão teve a nota mais baixa de todos os cursos examinados. E a maioria dos professores de hoje se formou nesses cursos. Mais de 80% deles desconhece o conteúdo que têm de ensinar.

0 comentários: