Subscribe Twitter Facebook

quinta-feira, 17 de dezembro de 2009

Os primos perdidos do Sol











O Sol nasceu em uma família de estrelas. O que aconteceu com elas?



Ron Miller




Muitas pessoas costumam procurar por solidão no céu estrelado, e ele é um lugar apropriado para isso. O céu noturno é escuro porque, em termos cósmicos, nosso Sol e sua família de planetas estão muito solitários. As estrelas vizinhas estão tão distantes que parecem meros pontinhos de luz; e as ainda mais distantes formam, juntas, uma mancha de débil brilho. As nossas sondas mais rápidas levarão dezenas de milhares de anos para cruzar a distância até a estrela mais próxima. O espaço nos isola, como o oceano isola uma pequena ilha.

Ainda assim, nem todas as estrelas são tão segregadas. Cerca de uma em cada dez pertence a um aglomerado, um enxame de centenas ou até dezenas de milhares de estrelas formando uma estrutura com alguns poucos anos-luz de diâmetro. Na verdade, a maioria das estrelas nasce em grupos como esses, que geralmente acabam por se dispersar ao longo de bilhões de anos, misturando-se elegantemente com o resto da galáxia. Mas e o Sol? Teria ele, também, surgido em um aglomerado de estrelas? Se sim, nossa localização na Galáxia nem sempre foi tão desolada. Ficou assim após a dispersão do aglomerado original.



Uma crescente gama de evidências sugere que sim. Embora o conhecimento convencional tenha sustentado que o Sol é filho único, muitos astrônomos agora pensam que ele é um dos cerca de mil irmãos que nasceram mais ou menos ao mesmo tempo. Estivéssemos nós na época do alvorecer do Sistema Solar, o espaço não teria se mostrado tão vazio. O céu noturno estaria cheio de estrelas brilhantes, muitas tão brilhantes quanto a Lua cheia. Algumas seriam visíveis mesmo durante o dia. Ao olhar para cima, machucaríamos nossos olhos.

O aglomerado em que, provavelmente, o Sol nasceu há muito se foi. Juntei os dados disponíveis e especulei sobre como ele teria se parecido. A partir dessas propriedades inferidas, calculei as possíveis trajetórias dos membros originais do aglomerado pela Galáxia para descobrir onde poderiam estar hoje. Embora tenham se espalhado e se misturado com milhões de estrelas não relacionadas ao aglomerado original, elas deverão ser identificáveis com o satélite Gaia (Global Astrometric Interferometer for Astrophysics), da Agência Espacial Europeia, planejado para ser lançado em 2011. Suas órbitas e composições tipo-Sol servirão para isso. A identificação de nossos primos estelares perdidos permitirá aos astrônomos reconstruir as condições sob as quais a nuvem primordial de gás e poeira deu origem ao nosso Sistema Solar.

Artigo completo no site da Scientific American Brasil ao lado - Scientific American Brasil

Todos os direitos reservados a Scientific American Brasil.

0 comentários: