Subscribe Twitter Facebook

sábado, 21 de novembro de 2009

O céu que nos envolve - Scientific American


Observação da noite estrelada é fundamental para compreensão de cenas do cotidiano
por Ulisses Capozzoli
Da próxima vez que alguém perguntar quantos anos você tem, pense uns dois segundos antes de responder. O que exatamente seu interlocutor deseja saber? O que ele está perguntando, que você pode responder, eventualmente sem saber é: quantas voltas você já deu em torno do Sol? E isto porque um ano é exatamente o período que a Terra consome para dar uma volta inteira ao redor do Sol.

A extensão da órbita da Terra em torno do Sol é de aproximadamente 900 milhões de km. Isso significa que se você tem, digamos, 30 anos, já viajou 27 bilhões de km em torno de sua estrela-mãe.

Interpretada assim, uma pergunta sem muito sentido, como a idade de alguém, passa a ser interessante e permite colocar a vida de cada um de nós num contexto especial.

Para saber detalhes, por exemplo a velocidade com que se viaja em torno do Sol, basta uma operação de divisão: 900 milhões de quilômetros por 365 dias e quase seis horas e o resultado será de aproximadamente 108 mil km por hora. Isso significa que você viaja em torno do Sol a uma velocidade 120 vezes superior à de um jato comercial, que voa a cerca de 900 km por hora.

Se você quiser ainda mais, leve em conta que uma pessoa caminha 6 km por hora em média e por isso mesmo a velocidade de um jato é 150 vezes superior. Ou seja, a Terra voa em torno de Sol a uma velocidade 18 mil vezes maior que a de uma pessoa caminhando.

0 comentários: