Subscribe Twitter Facebook

quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Água na lua

Estudos no jornal Science informaram que três diferentes espaçonaves encontraram evidências de água espalhada na lua. Karen Hopkins informa.

Para todos vocês amantes do amantes do espaço que gostam de rastrear onde a água está, parece que agora vocês podem adicionar nossa própria lua à sua lista. Porque de acordo com as três páginas publicadas no jornal Science, a superfície lunar é mais molhada do que imaginávamos.
Quarenta ano atrás, os astronautas da Apollo trouxeram um aglomerado de pedras lunares para casa. Contudo a maior parte desses exemplares não mostravam nenhum traço de presença de água. Sobre aqueles que pareciam apresentar uma presença mínima de umidade, pensou-se que haviam sido contaminados por água da Terra - porque os containers nos quais eles estavam guardados pareciam estar furados.
Mas agora, os cientistas dizem que encontraram água de verdade na superfície da lua. Usando instrumentos de três diferentes espaçonaves, os cientistas detectaram a assinatura química do bom e velho H2O. E eles acham que a água está emergindo da própria lua. O solo lunar é aproximadamente 50% oxigênio, e os cientistas acham que o hidrogênio vem do vento solar que atinge a superfície da lua.
Ponha os dois juntos e você tem umidade. Não muita, é claro. Existe provavelmente apenas 0.946352946 litro de água em cada tonelada de solo lunar. É mais seco que o Saara. Contudo, mais molhado do que pensamos.
- Karen Hopkins
Este é um artigo da Scientific American.
Traduzido por Vitor S. Chagas – Editor do Blog Clave de Pi

0 comentários: