Subscribe Twitter Facebook

sexta-feira, 25 de março de 2011

"Nossa Pequena Harvard"

A revista Veja publicou um ótimo artigo sobre o IMPA - Instituto Nacional de Matemática Pura e Aplicada. O artigo mostra a importância desta instituição a nivel mundial, o que é muito interessante. Sempre soube que o IMPA é de extrema importância e que é um centro referência mundial, mas nunca imaginei que chegasse a tais proporções. Esta instituição é a primeira do mundo na média anual de artigos publicados por pesquisador, na frente de instituições como Harvard e Imperial College. E é a terceira em impacto de artigos publicados.

Em todas as últimas pesquisas divulgadas sobre educação, é perceptível que o Brasil não é nenhum parâmetro de qualidade. Foi divulgado pelo THE - World Universities Rankings um ranking com as cem  universidades mais importantes do mundo, e adivinhem, o Brasil não possui nenhuma universidade dentre estas.
Talvez estejam se perguntando sobre o IMPA. Bem, esta instituição não é incluída porque se dedica exclusivamente à matemática e não possui cursos de graduação. Oferece apenas mestrado, doutorado e pós-doc.
Me sinto orgulhoso, como brasileiro e como amante da ciência, por ter uma instituição do mais alto nível como essa em nosso país. Quem sabe daqui a pouco não vemos um artigo numa revista americana sobre Harvard com o título: Our Little IMPA (Nosso Pequeno IMPA)?

Gostariamos de parabenizar aos estudantes, pesquisadores e administradores do IMPA pelo excelente trabalho.
Sugerimos a leitura do artigo da revista Veja na integra: Nossa Pequena Harvard

2 comentários:

Matheus Basílio disse...

Peço-lhe mais uma vez para que atualize o nosso banner!

Abraços,
Matheus Basílio

www.fazendomatematica.com

Clave de Pi disse...

Está atualizado.

Abraços,
Equipe Clave de Pi