Subscribe Twitter Facebook

segunda-feira, 11 de outubro de 2010

Nobel de Física vai para estudo do grafeno, material semicondutor

Andre Geim e Konstantin Novoselov receberam o prêmio Nobel de Física de 2010 por experimentos inovadores com grafeno, um novo material mais forte que diamante, condutor de calor e, misturado com plástico, superflexível. Curiosamente, Geim também tem no currículo um prêmio Ig Nobel, obtido em 2000, por usar campos magnéticos para viabilizar a levitação de um sapo.
Como material, o grafeno completamente novo – não só o mais fino já obtido, como também o mais resistente. Como condutor de eletricidade, é tão bom quanto cobre. Como condutor de calor é melhor do que qualquer outro material. É quase completamente transparente, mas ao mesmo tão denso que nem mesmo hélio, o menor dos átomos de gás, pode passar por ele.
Uma ampla variedade de aplicações práticas é possível com a exploração das propriedades do grafeno, como a criação de novos materiais e a produção de componentes eletrônicos inovadores. Por exemplo, os cientistas estimam que semicondutores de grafeno serão muito mais rápidos do que os de silício, viabilizando o desenvolvimento de computadores ainda mais eficientes (esta reportagem chegou a mencionar o grafeno como um material supercondutor; a informação foi corrigida).
Uma vez que é praticamente transparente e um ótimo condutor, o grafeno é adequado para telas touch screen, painéis de luz e até mesmo células para captação de energia solar.
Quando misturado com plástico, o grafeno o transforma em condutor de eletricidade e o torna mais resistente ao calor e mecanicamente robusto. A resiliência – propriedade que alguns corpos apresentam de retornar à forma original após terem sido submetidos a uma deformação elástica – pode ser aproveitada em novos materiais derivados, que sejam finos, elásticos e superleves. No futuro, satélites, aeronaves e automóveis podem ser construídos com esses materiais compostos.
Andre Geim, 51, nascido na Rússia e cidadão holandês, e Konstantin Novoselov, 36, com cidadania britânica e russa, trabalham no Reino Unido, na Universidade de Manchester.
A descrição detalhada do grafeno foi publicado na revista "Science" há seis anos.
O primeiro Nobel de Física foi concedido em 1901 para Wilhelm Röntgen por sua descoberta dos raios X. Desde então, foram 103 prêmios e 187 cientistas receberam a homenagem.
  

O holandês Andre Geim, nascido na Rússia em
1958, concluiu doutoradoem Física de Estados
Sólidos na Academia de Ciências da Rússia.
É diretor do centro de pesquisas de nanotecnologia
da Universidade de Manchester
(Foto: Sergeom, Wikimedia Commons)

      

 Konstantin Novoselov nasceu em 1974 na Rússia.
É um dos mais jovens cientistas a receber o Nobel
(Foto: divulgação nobelprize.org)

1 comentários:

JAM disse...

Olá prof, parabéns pelo seu dia.
Um abraço!