Subscribe Twitter Facebook

quarta-feira, 23 de junho de 2010

Brasil ganha quatro medalhas na Olimpíada de Matemática no Cone Sul

Foram uma medalha de ouro, duas de prata e uma de bronze

O Brasil conquistou quatro medalhas na 21ª Olimpíada de Matemática do Cone Sul, realizada no sábado (19), em Água de São Pedro (SP).
O estudante João Lucas Camelo Sá, de Fortaleza (CE), levou o ouro. Gabriel Militão Vinhas Lopes, de Fortaleza, e Maria Clara Mendes Silva, de Pirajuba (MG), ganharam prata, enquanto Caíque Porto Lira, também de Fortaleza, ficou com o bronze.
A competição teve a participação de 32 estudantes do ensino médio, com representantes da Argentina, Bolívia, Brasil, Chile, Equador, Paraguai, Peru e Uruguai.
As equipes foram formadas por até quatro estudantes, com provas realizadas em dois dias consecutivos. Em cada dia, foram resolvidos três problemas em quatro horas e meia de prova. Todos os integrantes da equipe nacional conquistaram medalhas.
Essa foi a quarta edição da competição no Brasil. A primeira Olimpíada de Matemática do Cone Sul ocorreu em Montevidéu, Uruguai, em 1988, tendo representantes de apenas quatro países.
Desde sua primeira participação no certame o Brasil já conquistou um total de 77 medalhas, sendo 19 de ouro, 30 de prata e 28 de bronze. A participação brasileira é organizada por meio da Olimpíada Brasileira de Matemática (OBM).
A OBM é um projeto conjunto da Sociedade Brasileira de Matemática (SBM), do Instituto de Matemática Pura e Aplicada (Impa/MCT) e tem o apoio do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq/MCT) e do Instituto Nacional de Ciência e Tecnologia da Matemática (INCT-Mat).

Fonte: Jornal da Ciência

0 comentários: