Subscribe Twitter Facebook

quinta-feira, 20 de maio de 2010

Anunciado prêmio CBPF de física 2010

O físico Vanderlei Bagnato ganha a distinção do Centro Brasileiro de Pesquisas Físicas (CBPF) por seu trabalho sobre o fenômeno de turbulência em um condensado Bose-Einstein

O físico Vanderlei Bagnato foi anunciado o vencedor do Prêmio CBPF de Física de 2010. A Comissão Julgadora do Prêmio, criado no final do ano passado para reconhecer e valorizar a excelência de contribuições pontuais desenvolvidas no Brasil, na área de física, indicou Bagnato pelo trabalho que demonstrou pela primeira vez o fenômeno de turbulência em um condensado Bose-Einstein e revelou as condições em que tal turbulência pode ser controlada.
Vanderlei Bagnato é professor titular da Universidade de São Paulo, com algumas centenas de artigos publicados em periódicos especializados e inúmeras colaborações científicas na área de física atômica. Foi eleito membro da Academia de Ciências do Mundo em Desenvolvimento (TWAS) no ano passado.

A ata da Comissão Julgadora do Prêmio destacou a técnica "elegante e eficiente" utilizada por Bagnato e sua equipe na demonstração do fenômeno, frisando que o "trabalho apresenta claramente as características indicativas de uma contribuição científica seminal para investigações futuras de fluidos quânticos."
A entrega do Prêmio CBPF de Física, concedido pela Lasertools Tecnologia Ltda., vai ocorrer durante a cerimônia de abertura da VIII Escola do CBPF, em julho.

Artigo retirado do Jornal da Ciência
http://www.jornaldaciencia.org.br

0 comentários: