Subscribe Twitter Facebook

segunda-feira, 14 de dezembro de 2009

Google mostra plataforma contra desmatamento em Copenhague

A Google.org, braço filantrópico do Google, apresentou na semana passada, durante a convenção sobre mudanças climáticas que ocorre em Copenhague, na Dinamarca, um protótipo de tecnologia para monitoramento e medição das mudanças em florestas de todo o planeta. A intenção é contribuir para a diminuição do aquecimento global ao possibilitar um monitoramento mais eficiente do desmatamento.
  Segundo o site The Washington Post, o Google pode ajudar a combinar imagens de satélite do Google Earth com o enorme potencial de processamento de seus computadores para identificar os locais onde ocorrem desmatamentos de forma bastante rápida. Hoje, com o potencial bastante limitado das máquinas de laboratórios, são necessários dias para completar análises de imagens de satélite. Com ajuda do Google, esse prazo pode ser reduzido para questão de segundos.
A plataforma, desenvolvida em conjunto com Greg Asner, professor do departamento de geologia e ciências ambientais de Stanford, e Carlos Souza, geólogo do Instituto do Homem e Meio Ambiente da Amazônia (Imazon), ainda está em fase de testes, mas o Google tem planos para disponibilizá-la de forma mais ampla ainda no próximo ano.
De acordo com o site CNET News, a plataforma não terá fins lucrativos, o que pode significar que seu acesso será restrito apenas para cientistas, governos e agências de monitoramento ambiental. Entretanto, ainda que o acesso seja restrito, existem diversas organizações envolvidas na nova iniciativa do Google, conforme informações do site Ars Technica.
O Google menciona diversas organizações no mundo todo que tem contribuído com o desenvolvimento da plataforma, entre elas diversos órgãos brasileiros, governamentais e privados, como o Ministério do Meio Ambiente, o Instituto de Conservação e Desenvolvimento Sustentável do Amazonas e o Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (INPE).
Mais informações podem ser obtidas no blog da Google.org pelo atalho bit.ly/desmatamento.

0 comentários: